Quem Somos

A Irenne é uma ONG recém-criada, constituída como Associação de Direito Privado sem fins lucrativos que reúne uma equipa de trabalho formada por investigadores seniores e juniores do Programa Doutoral em Estudos Culturais das Universidades de Aveiro e do Minho numa iniciativa de empreendedorismo cultural e social, sendo, de facto uma spin-off do PDEC.

As competências desta equipa altamente qualificada são variadas e complementares. A dimensão investigativa alia-se aqui à intervenção social em projetos de investigação-ação. A Irenne beneficia das diversas origens académicas e artísticas da sua equipa que traz formação anterior em diferentes áreas do conhecimento: Filosofia, Educação, Psicologia Social, Edição, Artes Performativas, História da Arte, Turismo Cultural, TIC, Comunicação Social, Animação Sociocultural.

Reunida sob o chapéu dos Estudos Culturais e animada pelo espírito transformador e empreendedor, a equipa Irenne decidiu investir neste projeto que liga o saber científico à atuação prática para transformar realidades sociais. Compreendemos o conceito de exclusão como mais amplo que a exclusão social originada pela precariedade económica. Além dessa situação, incluímos na compreensão do termo as formas de isolamento social que podem ser resultantes não só da pobreza económica, mas também da estereotipia e do preconceito que incidam sobre pessoas ou grupos de pessoas quer por sua classe social, género, deficiência, grupo etário, cultura ou nacionalidade.

A estratégia de ação da Irenne organiza-se por temas e linhas de atuação direcionados a públicos criteriosamente segmentados e distribuídos ao longo de um eixo transversalmente cruzado pelas dimensões da investigação-ação e da educação transformadora, de modo a que a produção de conhecimento científico jamais esteja dissociada de uma ação concreta capaz de alterar realidades atuais e educar para os direitos humanos, para a superação de preconceitos e estereótipos e para a cidadania ativa, contribuindo para uma sociedade sem violência e exclusão.

Os temas a que a Irenne se dedicará entre 2014-2020 serão: a xenofobia, os estereótipos, os preconceitos, as questões de género, os direitos europeus e os direitos humanos. As linhas de atuação serão: artes performativas (teatro, música, flash mobs), turismo cultural (rotas e itinerários de memória), TIC (aplicações em realidade aumentada), audiovisual (documentários e vídeos educativos), comunicação social (observatório de imprensa), publicação de livros e relatórios de investigação. Os públicos segmentados para o período são: as pessoas idosas, as pessoas com necessidades especiais, os jovens desempregados (até aos 35 anos), as mulheres imigrantes, as crianças imigrantes ou filhas de imigrantes, os portugueses emigrados para outros países da europa.

Irene é a deusa grega da paz. Imprimimos, porém, a nossa interpretação do mito clássico à luz da contemporaneidade: se Irenne é o nosso desejo de paz, é também a nossa disposição para a construirmos a cada dia através de um pensamento-ação, que procure dar repostas eficazes, concretas e corajosas às exigências de um mundo sempre em mudança, que ainda está longe do exercício pleno da cidadania e da garantia e proteção dos direitos humanos para todos.