A Irenne foi parceira na organização do IV Congresso Internacional em Estudos Culturais – Colonialismos, Pós-Colonialismos e Lusofonias, realizado no Museu de Aveiro – Santo Joana nos dias 28, 29 e 30 de abril de 2014. O evento científico foi uma promoção do Programa Doutoral em Estudos Culturais, das Universidades do Minho e de Aveiro, e do Museu de Aveiro – Santa Joana.

O congresso teve como presidente de honra Jesus Martin Barbero, um dos maiores pensadores do pós-colonialismo na atualidade. As conferências principais contaram com a presença de investigadores de renome internacional: a Professora Doutora Manuela Cruzeiro, investigadora do CES-Coimbra, especialista em História Oral e memória do 25 de abril, o Professor Doutor Herbert Ekwe-Ekwe, especialista em Estado, guerra e genocídio em África, o Professor Doutor João de Jesus Paes Loureiro, especialista em cultura e imaginário amazónico e o Professor Doutor Eduardo Costa Dias, diretor do Doutoramento em Estudos Africanos, do ISCTE-IUL.

Mais de 200 pessoas de diferentes nacionalidades participaram do congresso. Portugueses, brasileiros, timorenses, angolanos, eslovacos e ingleses deram suas contribuições para o debate das questões ligadas ao colonialismos, pós-colonialismos e lusofonias.

Além da Irenne, também apoiaram a iniciativa o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, a Ver o Verso Edições, os Museus do Centro, a Direção Regional de Cultura do Centro, a Jazzinta Produções, a TAP Portugal e a Delta Cafés.