Giane Vargas Escobar

Investigadora

Doutoranda em Comunicação Midiática pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)/POSCOM, na linha de pesquisa Mídia e Identidades Contemporâneas (2012). Realiza Estágio de Doutorado Sanduíche no Programa Doutoral em Estudos Culturais das Universidades de Aveiro-Minho (PDEC-UA/UM), Portugal (2014), com bolsa CAPES. É Mestre em Patrimônio Cultural pela UFSM (2010). Especialista em Museologia pelo Centro Universitário Franciscano/UNIFRA (2002). Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição/FIC (1988).

É responsável pelo Projeto Museológico de criação e revitalização do Museu Comunitário Treze de Maio de Santa Maria (MTM), o primeiro museu da cultura afro-brasileira do Estado do RS, atuando como Diretora Técnica no período 2003-2012. Coordenadora Executiva do projeto Portal para os Clubes Sociais Negros do Brasil desde 2009. No ano de 2014 foi agraciada com o prêmio “Museum Prize Winner 2014”, durante a Feira do Livro de Gotemburgo na Suécia, por seu trabalho realizado com a comunidade negra durante os primeiros anos de criação e desenvolvimento do MTM, o que foi a motivação do prêmio destinado pela Fundação Manneby, que também destacou o seu compromisso e contribuição para o fortalecimento da identidade e cultura afro-brasileira na sociedade brasileira, destacando a sua rica diversidade cultural, a memória das lutas sociais antes e depois da abolição da escravatura, o papel das mulheres na transmissão da memória coletiva, a criatividade e as habilidades de gestão no desenvolvimento dos “Clubes negros”, na promoção dessas redes e na disseminação dos princípios e das práticas da comunidade museológica no Brasil.

É membro do Comitê Científico e pesquisadora associada à ABPN – Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e integra o GT Negros – NECON/PG e PPGCSociais-Núcleo de Estudos Contemporâneos da UFSM. É membro do Grupo de Pesquisa Estudos Culturais e Audiovisualidades do Curso de Comunicação da UFSM e do Grupo de Estudos “Género em Discussão”, do PDEC-UA/UM.

Currículum Lattes

Giane Vargas Escobar / Foto: António Jorge Ferreira